Como manter-se relevante no mercado de trabalho?

23 de Agosto de 2019, 10h54

O mundo está em constante mudança e isso não é diferente no mercado de trabalho. Se há poucas décadas funções relacionadas à tecnologia e à informação não eram sequer imaginadas, hoje elas são indispensáveis em inúmeros segmentos da economia. O cenário cada vez mais competitivo exige que os profissionais busquem estar sempre atualizados e desenvolvendo novas competências para manter o seu destaque. Mas, acompanhar o volume de informação e adquirir novos conhecimentos pode ser uma tarefa complicada de conciliar junto às outras obrigações do dia a dia. Como, então, manter-se relevante no mercado? Confira algumas dicas do Portal Newton Carreiras.

Faça networking:

Conhecer colegas e profissionais de outras áreas é uma ótima oportunidade de estar por dentro de assuntos importantes para a sua carreira. Palestras, eventos e workshops são bons lugares para socializar e adquirir conhecimentos. E se você está sem muito tempo de frequentar esse tipo de ação, não se preocupe: as redes sociais podem também ser utilizadas para os relacionamentos profissionais. Comece a se envolver mais com conteúdos importantes para a sua carreira, busque grupos específicos da sua área e siga pessoas que são referências para a sua profissão.

Estude:

Existem diversos cursos livres, workshops e oficinas de diversas áreas que ajudam a ganhar novos conhecimentos e a desenvolver algumas habilidades específicas. Sejam eles presenciais ou online, novas informações e competências podem sempre aprimorar seu currículo e sua formação. E não se preocupe em estudar apenas assuntos da sua área. Cultivar hobbies e se especializar em assuntos que são importantes para você também são relevantes nos aspectos pessoais e profissionais.

Saiba o seu valor:

Conheça a sua trajetória profissional. Entenda os seus pontos fortes, habilidades e competências.  Dessa forma, você tem clareza do que pode oferecer ao mercado de trabalho. Utilizar os seus conhecimentos a seu favor é uma maneira de mostrar a colegas e chefes a sua importância no ambiente corporativo. Demonstrar ser um profissional seguro de si não é arrogância, é ter consciência do caminho que você construiu até agora.

Seja um profissional digital:

Isso não significa que você precisa conhecer todas as tecnologias disponíveis no mercado. Mas compreender que o mundo digital exige uma fluidez maior e uma entrega mais rápida é um meio de demostrar que está adaptado a um mercado flexível, característica cada vez mais procurada pelas empresas.  Outros traços buscados por executivos e recrutadores são a inovação, a colaboração, a criatividade e a maturidade emocional.

Quais dessas habilidades você já desenvolveu pensando no futuro da sua carreira? Tem mais alguma dica? Compartilhe conosco e ajude outros profissionais a manterem-se relevantes no mercado de trabalho.

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