Como conquistar as pessoas com o pitch perfeito

12 de Março de 2019, 10h51

Como conquistar as pessoas com o pitch perfeito

Já ouviu falar em pitch? Poucos termos utilizados no mundo das startups e do empreendedorismo geram tanta discussão quanto ele. Sua definição é simples: trata-se de uma apresentação rápida de uma ideia ou projeto com o objetivo de atrair interessados, sejam eles clientes ou investidores. A expressão parece descolada, mas basicamente diz respeito às técnicas mais variadas usadas para vender um produto.

E aí, gostaria de fazer um pitch ideal para convencer as pessoas de alguma coisa rapidamente?  No texto de hoje, trazemos algumas sugestões para montar uma apresentação perfeita.  As dicas são do portal Saia do Lugar, pertencente à Rock Content:

 

1) Prepare-se

A preparação para um bom pitch envolve, principalmente, conhecer bem a sua audiência. Procure se informar sobre quem estará assistindo e busque informações que você possa utilizar para criar conexão. Também é muito importante saber com antecedência quanto tempo você terá para a apresentação. Dependendo, você precisará fazer ajustes ao seu discurso e, nesse caso, quanto mais tempo você tiver, melhor.

2) Conte uma história

Qualquer apresentação fica mais interessante quando apresentada na forma de uma narrativa. Crie um enredo para o seu pitch e envolva o seu público na história. Caso combine com o seu produto (e com você), traga toques de humor ou alguns fatos com que a plateia se identifique. Uma boa história com certeza será lembrada mais facilmente pelos investidores e criará uma conexão mais forte do que apenas passar um slide após o outro.

3) Deixe só um falar

Muitas vezes o negócio conta com mais de um sócio e é natural que todos queiram fazer parte desse momento. Porém, o ideal é que apenas uma pessoa fique responsável pela apresentação. Quando o discurso é compartilhado, dificilmente todos estarão com o mesmo nível de preparo e, em um momento de tensão, não é raro que alguém fique mais nervoso e ponha tudo a perder. Escolha a pessoa com melhor desenvoltura para falar em público e a que possui melhor carisma entre a equipe e treine-a para representar o time. É interessante que os outros sócios também conheçam o pitch e até saibam fazê-lo, vale ressaltar.

4) Treine

Se até o Steve Jobs treinava as suas apresentações, por que você não investiria seu tempo para aperfeiçoar o seu pitch? Por melhor que você conheça o seu negócio e esteja acostumada a falar em público, é preciso praticar o seu pitch se você quiser atingir o topo da sua performance. Grave e assista com a sua equipe para identificar pontos de melhoria. Repita a apresentação diversas vezes até que você sinta confortável com a ordem dos slides, as conexões entre as ideias e todo o conteúdo.

5) Acerte o ponto

É fundamental, para fazer o pitch perfeito, que você encontre o ponto ideal de detalhamento do seu negócio. Você não pode ser extremamente técnico, a ponto de deixar a sua audiência entediada com jargões e conceitos com os quais não estão familiarizados; e nem superficial a ponto da ideia não ficar clara. Opte por apresentar os conceitos mais importantes de uma forma didática e concentre-se em fazer com que toda a história faça sentido. O seu público também dirá em quais partes você pode aprofundar mais e quais você pode sobrevoar sem que o sentido se perca.

Não se esqueça

O mais importante para fazer um pitch perfeito e atrair investidores é estar seguro das informações que você vai compartilhar e dos seus objetivos com a apresentação. Além das orientações citadas acima, invista na parte visual e capriche nos slides. Nessa hora, todos os detalhes podem fazer a diferença.

Tenha em mente que um bom pitch não faz milagre: você precisa ter um bom negócio na mão e uma boa oportunidade de investimento para ter sucesso. 

 

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