Aprendizado constante: conheça os Lifelong Learners

11 de Abril de 2019, 09h34

Aprendizado constante conhe%c3%a7a os lifelong learners

O mercado de trabalho vive um momento de transição causado pelas novas tecnologias digitais e as mudanças comportamentais geradas por elas. Esse panorama interfere diretamente na forma como enxergamos a nossa carreira e projetos.

Até alguns anos atrás, a expectativa da vida era nascer, cursar o ensino fundamental e médio, escolher uma profissão, fazer o curso superior correspondente, especializar-se em algo e viver uma vida de estabilidade. Para a tristeza de alguns e felicidade de outros, este modelo não é mais viável.

Novos processos são criados constantemente na mesma velocidade que outros se tornam obsoletos. Esse ritmo de mudança requer profissionais que estejam engajados com o aprendizado constante, também chamados de Lifelong Learners. Eles se preocupam permanentemente em melhorar e adquirir competências novas, tanto as técnicas (hard skills) quanto as comportamentais (soft skills).

Os adeptos do aprendizado constante fogem do modelo formal de educação e não precisam de ensino imposto via tarefas. Eles se desafiam constantemente e pulam de cabeça neste novo mundo.

Se você se identificou com tal perfil, confira abaixo 12 dicas para se tornar um Lifelong Learner:

 

1 - Tenha a leitura como hábito diário

Independente do problema ou dilema que você enfrenta, existe, pelo menos, um livro que discuta sobre isso e apresente uma variedade de soluções. O hábito da leitura é uma ótima maneira para abrir novos horizontes, treinar o seu cérebro e revolucionar a sua vida.

2 - Participe de vários cursos

Seja on-line ou off-line, é possível fazer inúmeros cursos sem gastar um centavo. Eles são uma grande oportunidade para se conectar e aprender com pessoas inteligentes de mente aberta.

3 - Procure oportunidades para crescer

Ao invés de passar o seu tempo livre deitado no sofá e assistindo TV, busque fazer algo criativo e prático. Cada minuto desperdiçado se foi para sempre. Os adeptos do aprendizado constante ficam sempre de olho em oportunidades para crescer em suas áreas.

4 - Cuide do seu corpo

A máxima "corpo são, mente sã" ainda é uma dica valiosa. O combo mente ágil e corpo saudável só traz benefícios. Já o estilo de vida sedentário prejudica o seu físico e mental.

5 - Tenha várias paixões

Steve Jobs gostava de falar sobre conectar os pontos. Cada ponto é um evento ou habilidade em sua vida. Somente você os reconhece e pode aprender como combiná-los em algo grandioso. Quando você pratica diversas habilidades, você alcança uma vantagem em relação às outras pessoas.

6 - Ame fazer progressos

Quem pratica o Lifelong Learner ama experimentar o crescimento e o progresso contínuos. Os momentos de avanço ajudam a perceber as mudanças que surgiram por causa do processo de aprendizado. Cada etapa concluída serve como incentivo para desafios futuros.

7 - Desafie-se com objetivos específicos

Para ter um aprendizado continuado, é preciso definir objetivos e não temer as dificuldades. Este tipo de atitude mantém você motivado e engajado.

8 - Assuma as mudanças

Aceitar as mudanças pode encaminhar você para resultados extraordinários. Então, seja receptivo a elas e esteja pronto.

9 - Nunca é tarde para começar algo

Algumas pessoas acreditam que depois de determinada idade elas não estão mais permitidas a começar algo e serem bem-sucedidos. Lembre-se que Henry Ford tinha 45 anos quando inventou o primeiro automóvel de preço acessível.

10 - O desejo de evolução é contagioso

A postura positiva e apaixonada de quem pratica o Lifelong Learner é contagiante. Desse modo, elas atraem outras pessoas com postura similar.

11 - Abandone a sua zona de conforto

Assuma o desconforto, pois é por meio do trabalho duro e da superação de inúmeros obstáculos que será possível alcançar o sucesso. Ao invés de ter medo dos obstáculos, busque se desafiar, abandonando a sua zona de conforto e alcançando conquistas cada vez maiores.

12 - Nunca se acomode

Nunca acredite que você é esperto o suficiente. É preciso apreciar o conhecimento adquirido, mas isso não é um motivo para parar.

 

 

Últimas notícias da categoria De olho na carreira

Serviços Online

fechar