A Iniciação Científica e sua aplicabilidade à sociedade

27 de Fevereiro de 2018, 11h12

A inicia%c3%a7%c3%a3o cient%c3%adfica e sua aplicabilidade %c3%a0 sociedade

Já pensou em aplicar os conhecimentos que está adquirindo no curso de graduação para desenvolver soluções de problemas da sua cidade? Então, você precisa conhecer as possibilidades da Iniciação Científica!

A I.C é um tipo de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação. As pesquisas são acompanhadas por orientadores, por isso, não é pré-requisito para participar ter experiência na área de conhecimento ou em pesquisa científica.

A atividade não tem como objetivo exclusivo formar novos cientistas, mas sim, profissionais mais capazes para lidar com os desafios do dia a dia. Além de apresentarem melhor desempenho nas seleções para a pós-graduação, os estudantes que fizeram iniciação científica tendem a desenvolver espírito de equipe, maior facilidade de falar em público, melhor capacidade de análise crítica, de maturidade intelectual, maior discernimento para enfrentar dificuldades, mais capacidade de adaptação.

A professora Cinthia Pacheco, Coordenadora do Programa de Iniciação Científica (INC) da Newton, explica que “ele tem como seu eixo norteador incentivar o desenvolvimento de projetos que busquem resolver problemas que afetam a sociedade”. Em âmbito global, o programa tem como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Trata-se de um compromisso assumido por 193 países para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e pela justiça e combater as mudanças climáticas. Em âmbito local, a instituição está comprometida com o Planejamento Estratégico para a Cidade de Belo Horizonte para 2030, realizado pela Prefeitura de BH.

Cinthia aponta alguns trabalhos que buscaram soluções para problemas da nossa cidade e conquistaram destaque nacional. “Temos projetos como o que desenvolveu um poste de iluminação operado com energia fotovoltaica e recebeu o prêmio de melhor trabalho na área de Engenharia no 17º CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado em São Paulo”.

Projetos fora da área de engenharia, já tradicionalmente associada à inovação, também chamaram atenção. “Na área da Saúde, o curso de Enfermagem identificou as principais causas de quedas de crianças em hospitais, de forma que estratégias para prevenção desses acidentes pudessem ser adotadas. Um trabalho pioneiro no país, que também foi destaque no CONIC. Na área de meio ambiente, um projeto desenvolvido na INC realizou o plantio de 300 mudas no entorno de uma caverna de enorme potencial patrimonial e ficou entre os melhores do Prêmio Cidadania Metropolitana do Governo de Minas Gerais em 2017”.

Como esses, muitos outros projetos foram e estão sendo desenvolvidos por alunos de Iniciação Científica da Newton e vão impactar a vida de inúmeras pessoas. Ficou interessado? Então confira a dica da profa. Cinthia. “Procure no seu curso professores que tenham projetos de INC aprovados no programa. Fique atento às notícias na página da Newton, que divulga todas as oportunidades para Iniciação Científica. Os editais são sempre divulgados no segundo semestre do ano”, informa a coordenadora.

O Programa de Iniciação Científica da Newton tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que concede as bolsas para os estudantes participantes dos projetos.

Relembre AQUI nossa matéria especial sobre como profissionais com o perfil investigativo são mais valorizados no mercado!



Últimas notícias da categoria De olho na carreira

De olho na carreira
16/07/2019
Estudar a noite

Conheça os benefícios de estudar à noite

De olho na carreira
15/07/2019
Organizar tempo

Saiba como organizar suas prioridades!

Receba novidades sobre Carreiras

Serviços Online

fechar