• FIES É exigido o ENEM para o FIES?
    Sim, o estudante deve atingir a nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.
  • FIES Como faço para me inscrever no FIES?
    As inscrições, gratuitas, devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção), no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br, em período ainda a ser disponibilizado pelo Ministério da Educação.
  • FIES Qual nota é necessária no FIES?
    É necessário obter nota acima de 450 pontos nas questões objetivas e não ter zerado a redação.
  • FIES São aceitas notas do ENEM de quais anos?
    Quem formou antes de 2010 não é necessário fazer o Enem. Quem se formou após esse período é obrigatório o Enem, portanto, notas a partir de 2010 são válidas.
  • FIES Qual documentação deve ser apresentada para o FIES?
    As documentações que o estudante deve apresentar são as do estudante e todas do grupo familiar.
  • FIES Renda necessária do Fiador?
    É necessário que o fiador tenha renda maior ou igual a duas vezes o valor do curso.
  • FIES Qual documentação deve ser apresentada ao Banco?
    A documentação a ser apresentada deve ser verificada pelo estudante ao gerente do banco no qual o aluno optou pelo financiamento. Essa documentação varia de acordo com o banco.
  • FIES É necessário ter um fiador para ter acesso ao financiamento?
    Não, o FIES oferece outras opções de financiamentos mediante a renda de cada candidato. Ficam dispensados da exigência de fiador os alunos bolsistas parciais do PROUNI, os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que tenham renda familiar per capita de até 1 salário mínimo e meio.
  • FIES Fui pre-selecionado. Como alterar o percentual de financiamento?
    O percentual de financiamento vai ficar disponibilizado de acordo com a renda per capita familiar. Após o financiamento, o estudante pode alterar o percentual somente para diminuição. Em caso de aumento desse percentual, somente para os alunos bolsistas parciais do PROUNI.
  • FIES Como faço a confirmação no sistema do SISFIES?
    O estudante faz a inscrição no site SISFIES em período disponibilizado pelo MEC, logo após a análise e aprovação do Ministério da Educação. O estudante confirma sua inscrição no portal SISFIES no prazo de 5 dias corridos.
  • FIES Prazo de aditamento?
    O aditamento (Renovação do Financiamento Estudantil) inicia no inicio do semestre letivo. O prazo é de acordo com a Portaria Ministerial publicada no portal do MEC.
  • FIES Existe a possibilidade de prorrogar o prazo do FIES?
    Ao final do encerramento do FIES, o estudante pode dilatá-lo (prorrogá-lo) por mais dois semestres seguidos.
  • FIES Estou em lista de espera FIES, o que fazer?
    Você deve acompanhar a eventual pré-seleção na página do Fies Seleção, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br
  • FIES Como alterar o valor do meu contrato no FÌES?
    O estudante não altera o valor do contrato do FIES. Todo semestre a Instituição inicia o aditamento informando o valor da contratação das disciplinas pelo estudante. O estudante somente confirma o valor.
  • FIES Quem NÃO poderá ser fiador?
    Cônjuge ou companheiro do estudante; estudante que possua financiamnento vigente concedido no ambito do FIES; estudante beneficiário do programa do crédito educativo; restriçao no nome.
  • FIES Estou com problemas para acesso ao sistema do FIES. Como proceder?
    O acesso ao sistema do FIES é pelo portal do MEC ( sisfiesportal.mec.gov.br). Em caso de algum problema no acesso, solicitamos aos estudantes para entrar me contato no 0800 61 61 61 ou por meio de abertura de demanda.
  • FIES Procedimento para transferir o FIES para outra Instituição?
    A transferência integral do FIES fica disponível no site de acordo com prazo estipulado na Portaria ministerial do MEC. O estudante deve, primeiramente, verificar se há vaga no curso para a instituição de destino. Havendo vaga, ele solicita a transferência no portal e deverá se dirigir à Instituição de origem para validação da transferência.
  • FIES O que é fiança convencional?
    A fiança convencional é a que necessita de fiador, o qual não poderá ter restrição do nome e ter uma renda superior ou igual a 2 ( duas) vezes o valor da mensalidade do curso.
  • FIES O que é fiança solidária?
    O grupo de fiadores deverá ser constituído na mesma agência do agente financeiro escolhido, reunidos em grupo de 3 a 5 participantes, não sendo exigida a comprovação de rendimentos. Os estudantes deverão obrigatoriamente ser da mesma IES e do mesmo local de oferta do curso. Os estudantes não podem ser do mesmo grupo familiar e ficam restritos a oferecer essa modalidade a apenas um grupo.
  • FIES Quem pode optar exclusivamente pelo FGEDUC?
    O FGEDUC é o FIES sem fiador e os critérios utilizados são: o estudante ser bolsista parcial do PROUNI, estar matriculado em curso de licenciatura, ou ter renda per capita de até 1 salário minimo e meio.
  • FIES Qual a nota de corte do FIES da Newton?
    A nota de corte é administrada pelo MEC, não é divulgada para a Newton. O estudante consegue acompanhar essa nota de corte no portal do FIES SELEÇAO.
  • FIES Critérios para comprovar a renda familiar?
    O estudante deve apresentar os contracheques dos três últimos meses de todos os integrantes do grupo familiar. No caso da indisponibilidade do documento, solicitamos a carteira de trabalho ou o CAGED (documento do Ministério do trabalho que comprova que não há vinculo empregatício).
  • FIES Critérios para comprovar a residência familiar?
    É necessário que todos do grupo familiar apresentem comprovante de residência em seu nome e atualizado. Pai e mãe, conta de água ou luz. Os demais. correspondência recebida (conta de telefone, cartão de credito, banco).
  • FIES Quais documentos são exigidos do grupo familiar?
    Identidade, CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda.
  • FIES Qual é o horário de atendimento para entrevistas?
    Quando o estudante realiza a inscrição no portal do FIES, o sistema gera um prazo para comparecimento à CPSA, munido de toda documentação para análise do financiamento. Nessa situação não há agendamento, funcionamos no horário de 8:00 às 21:00 em todas as unidades.
  • FIES Quando será divulgado o resultado do FIES?
    O resultado do FIES será divulgado de acordo com o prazo ainda a ser disponibilizado pelo MEC/FNDE. Por enquanto não foi publicada nenhuma portaria ministerial sobre o assunto.
  • FIES Quando abrem as inscrições?
    As inscrições terão inicio no mês de junho, com datas ainda a serem definidas pelo MEC/FNDE.
  • FIES Qual renda é necessária para o FIES?
    A renda per capita varia de 0,5 salários a 3 salários por membro do grupo familiar.
  • FIES O FIES é cumulativo?
    O FIES só pode acumular com convênios até 15%, SAAEMG, SINPRO E PROUNI.
  • FIES É preciso estar matriculado na Newton para se inscrever no FIES?
    Não é necessário estar matriculado na Newton para fazer inscrição no FIES. No entanto, quando for divulgado o resultado da pré-seleção, é necessário que o candidato efetue a matrícula para dar continuidade ao processo de aprovação do crédito universitário junto ao MEC.

Observações

É dever do usuário controlar as datas de devolução das obras retiradas.

Impossibilidade de acesso à renovação de empréstimo on-line não é aceita como justificativa de atraso para a entrega de material bibliográfico.

No caso da impossibilidade de acesso on-line, o usuário deve fazer a renovação, pessoalmente, com as obras em mãos, em qualquer biblioteca da Instituição.

Serviços Online

fechar