ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ele foi criado com o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Os resultados produzem dados para debate e mudanças. Além disso, o exame permite criar parâmetros e, a partir deles, definir ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos. O Sinaes utiliza diversas ferramentas para medir a qualidade da educação oferecida e considera todos os aspectos que giram em torno da instituição e do desempenho do (a) aluno (a), tais como: ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, corpo docente, instalações e vários outros aspectos.

Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no país. Os processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

A operacionalização é de responsabilidade do Inep, criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. As informações obtidas com o Sinaes são utilizadas pelas IES, para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral; para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições. 

 

 

Saiba mais Central de Arquivos

Serviços Online

fechar