Colação de Grau

 

A cerimônia de Colação de Grau é um dos momentos mais importantes na vida acadêmica dos alunos e alunas. Ela representa a conclusão de vários anos de estudo e a transição da vida acadêmica para a vida profissional, seja no mercado de trabalho ou seguindo carreira com pesquisa. É por isso que, na Newton, planejamos tudo com os mínimos detalhes para tornar a experiência inesquecível a todos os estudantes, familiares e amigos. 

 

ATENÇÃO: Adiamento Colação de Grau Pública 2019/2

 

O CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA, está atento aos últimos desdobramos sobre o avanço do Covid-19 no país e acompanha diariamente todas as recomendações das autoridades públicas no sentido de evitar a proliferação do vírus, assim e considerando o ofício – circular n° 2/2020/CGLNES/GAB/SESU/SESU-MEC do Ministério da Educação, que entre outros pontos recomenda que se evite atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados durante o período de circulação dos agentes causadores de síndrome gripais, como o novo coronavírus (COVID-19). Dessa forma considerando a excepcionalidade da situação serve o presente para comunicar o adiamento das cerimônias de colação de grau inicialmente agendadas para os dias 21 e 22 março.

Lamentamos o adiamento das cerimônias, porém devemos considerar que nesse momento todas as recomendações visam evitar eventos em locais fechados com aglomerações de pessoas. Visamos preservar a saúde e a segurança de todos os formandos, familiares e amigos.

Continuaremos atentos aos próximos desdobramos e orientações das autoridades competentes sobre o coronavírus, e assim que a situação se normalizar e entendermos que o evento será realizado em condições de segurança, novas datas serão definidas, com o alinhamento prévio com as comissões de formatura.

Os formandos que necessitarem do certificado de conclusão do curso, até que nova data de colação seja definida, deverão protocolar o pedido de colação de grau extraordinária na Central de Atendimento ao Aluno (CAA), mediante apresentação de documentação que comprove o caráter de urgência (ex. aprovação em concurso público, declaração de empresa empregadora).

A Newton se coloca à disposição para qualquer esclarecimento por meio de um canal de comunicação exclusivo para tirar dúvidas sobre a Colação de Grau.

Por fim, reiteramos nosso compromisso na realização da cerimônia de colação de grau, tão logo esse momento de cuidado seja superado.

 

Canal exclusivo de comunicação – Colação de Grau

Telefone: (31) 4042-4298

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

Camila Ribeiro Romero

Reitora

 

As comissões de formatura devem se CADASTRAR AQUI para que possam receber as orientações e informações sobre a cerimônia. 

No vídeo abaixo você pode conferir uma prévia do evento:

 

 

CERIMÔNIA INTERNA E ANTECIPADA

Caso o concluinte não tenha interesse em participar da Colação de Grau Pública, a Newton oferece outras duas modalidades: a cerimônia interna e a cerimônia extraordinária, que atendem a todos os alunos dos cursos presenciais e a distância.

As cerimônias internas são realizadas uma vez a cada semestre, em data definida pela instituição. Por se tratar de uma cerimônia interna, não é permitida a presença de convidados. Os interessados devem se inscrever em uma das Centrais de Atendimento ao Aluno e realizar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 90,00. 

As cerimônias extraordinárias são realizadas semestralmente, antes da pública. Esta cerimônia é destinada aos alunos que, por meio de motivo comprovado, desejem colar grau antes das datas agendadas pela Newton. Neste caso, os estudantes devem fazer a solicitação da cerimônia na Central de Atendimento ao Aluno e apresentar o documento que comprove a necessidade de antecipação da Colação de Grau. O evento tem um custo de R$ 120,00.

Para outras informações sobre as cerimônias interna e antecipada, entre em contato pelo telefone 4042 9488 ou nas Centrais de Atendimento ao Aluno.

Central de arquivos Cadastro de comissões de formatura

Perguntas frequentes

  • Qual a data da minha colação de grau?
    As datas das cerimonias de colação de grau estão disponíveis no arquivo “ data das cerimonias”.
  • O que está incluso na taxa de participação?
    O valor da taxa inclui todos os custos para a realização da cerimônia (segurança, limpeza, gerador, cerimonial, lanche para formandos, ambulância, ar condicionado, transmissão simultânea, iluminação cênica, chuva de papel picado, montagem de palco e praticável.), além da locação da beca.
  • Como incluir meu nome na lista de participantes?
    O nome dos concluintes é automaticamente incluso na lista de participantes, após o pagamento da taxa de participação. Porém, somente alunos que tenham concluído 100% do curso e não possuam nenhum tipo de pendencia acadêmica podem participar das cerimônias e retirar os ingressos.
  • O que impede minha participação na colação de grau? Posso participar da cerimônia de forma simbólica?
    A Colação de Grau Pública da Newton é oficial. Por este motivo, para participar da cerimônia, é preciso que o aluno tenha concluído 100% do curso, além de não possuir nenhum tipo de pendencia acadêmica (dever disciplinas, horas complementares, livros na biblioteca, estágios obrigatórios, entre outros). A Newton não autoriza a participação simbólica em suas Colações de Grau.
  • Sou obrigado a colar grau?
    Sim. A participação na colação de grau é obrigatória para a retirada do diploma.
  • Qual o juramento do meu curso?
    Os juramentos de todos os cursos estão disponíveis no arquivo “juramentos”, em http://novo.newtonpaiva.br/central-de-arquivos/graduacao
  • Os fomandos também precisam de ingresso para acesso a cerimônia?
    Não. O ingresso do formando é o documento de identidade com foto, que deve ser apresentado no momento da assinatura da ata.
  • Quantos convidados poderei levar no dia da colação de grau?
    O número de ingressos que cada aluno terá direito para a colação de grau será disponibilizado após o encerramento do prazo para pagamento da taxa de participação, em data e horário agendado para retirada dos ingressos.
  • Não posso retirar os ingressos para a colação na data agendada. Posso retirar em outro dia?
    Caso o concluinte não possa retirar os ingressos na data agendada, é possível que outra pessoa retire. Para isso, é necessário que o formando envie junto com a cópia frente e verso de seu RG uma autorização de próprio punho, que contenha: o nome completo, RG e curso do formando, nome completo e RG da pessoa que irá fazer a retirada dos ingressos. O responsável pela retirada dos ingressos deverá levar a autorização e a cópia do RG no dia da retirada dos ingressos.
  • No dia da minha colação de grau, em qual horário deve chegar ao local?
    Acesse o link <a href="https://www.sympla.com.br/colacao-de-grau-publica__729776" target="_blank">AQUI</a> e faça a sua inscrição, tenha concluído 100% do curso e não possua nenhuma pendência acadêmica, além de pagar a taxa de participação na cerimônia dentro do prazo estipulado e divulgado no arquivo “Manual da Colação de Grau”
  • O que preciso fazer para participar da cerimônia de colação de grau pública?
    Acesse o link <a href="https://www.sympla.com.br/colacao-de-grau-publica__729776" target="_blank">AQUI</a> e faça a sua inscrição, tenha concluído 100% do curso e não possua nenhuma pendência acadêmica, além de pagar a taxa de participação na cerimônia dentro do prazo estipulado e divulgado no arquivo “Manual da Colação de Grau”
  • Qual é o traje da cerimônia?
    O traje para o concluinte será sapato preto fechado, meias, meia fina, calça, saia ou vestido, tudo na cor preta. Não será permitido o uso de sandálias, sapatos abertos ou de outra cor que não seja preto. O uso da meia calça preta é obrigatório para as mulheres. É importante ressaltar que, no dia da cerimônia, o aluno usará Beca, faixa na cor do curso e jabour por cima da roupa. Por isso, opte por roupas leves. O capelo não faz parte do traje oficial utilizado pela Newton em Colações de Grau.
  • Qual a data e local da retirada dos ingressos para a Colação de Grau?
    A entrega dos ingressos para acesso ao local da cerimônia e a prova de becas, acontecerá no dia 15 de fevereiro de 2020, das 8 às 11h, no campus Carlos Luz, 220.

Serviços Online

fechar