Bibliotecas

Assessorar alunos e educadores com informações técnicas capazes de auxiliar suas decisões e as atividades de ensino e pesquisa. O acervo de todos os complexos estão interligados por meio do Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas Pergamum, o que possibilita fazer pesquisas, reservas, renovações e empréstimos em qualquer unidade da Newton.

A missão do Núcleo de Bibliotecas é organizar, recuperar e disseminar a informação, promovendo o desenvolvimento cultural dos usuários, por meio da utilização de tecnologias avançadas, da criação de espaços e formas de atuação e do atendimento rápido e eficiente. Isso facilita a educação formal e informal e estimula o crescimento profissional de seus colaboradores.

Para consulta ao acervo, reserva e renovação de empréstimo, acesse o sistema online da Biblioteca Pergamum Web.

Central de arquivos Consulta ao acervo

Sistema de Biblioteca Mobile da Newton

A Biblioteca da Newton oferece aos alunos e funcionários um aplicativo especial. O Pergamum Mobile permite que os usuários façam renovações, consultas ao acervo e reservas. A plataforma também permite que, durante a busca por obras, o usuário receba a informação de localização dos mesmos nas estantes ao clicar no botão QR Code, no canto superior direito da consulta


Pergamum Mobile

Unidades

Complexo

Buritis

Unidade Buritis I

Rua José Cláudio Rezende, 420 - Buritis

das 7 às 22h
de segunda a sexta-feira

das 7 às 13h
aos sábados.

Unidade Buritis II

Barão Homem de Melo , 3322 - Estoril

das 7h às 22h
de segunda a sexta-feira.


Complexo

Carlos Luz

Unidade 220

Avenida Carlos Luz, n º 220 - Caiçara

das 7 às 22h
de segunda a sexta-feira

das 7 às 13h
aos sábados.

Unidade 800

Avenida Carlos Luz, nº 800 - Caiçara

das 13 às 22h

de segunda a sexta-feira.

das 8 às 13h

aos sábados


Complexo

Silva Lobo

Unidade Silva Lobo

Avenida Silva Lobo, nº 1730 - Grajaú

das 7 às 22h

de segunda a sexta-feira

das 7 às 13h
aos sábados.


Observações

É dever do usuário controlar as datas de devolução das obras retiradas.

Impossibilidade de acesso à renovação de empréstimo on-line não é aceita como justificativa de atraso para a entrega de material bibliográfico.

No caso da impossibilidade de acesso on-line, o usuário deve fazer a renovação, pessoalmente, com as obras em mãos, em qualquer biblioteca da Instituição.

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COMUT/BRIME

O que é o COMUT/BIREME?

É um serviço de comutação bibliográfica que visa dar acesso à informação existente nas principais bibliotecas brasileiras e na British Library.

Como usar a comutação bibliográfica?

Para usar a comutação bibliográfica é necessário:

1. Ter a referência bibliográfica do documento:

  • artigos de periódicos: autor, título do artigo, título do periódico, volume, número do fascículo, ano e páginas do artigo;
  • tese e dissertação: autor, título, ano e nome da universidade onde foi defendida;
  • anais/proceedings/conferência: título da conferência, promotor do evento, data de realização do evento, publicador, local de publicação, ano, volume, parte, páginas, autor e título do artigo;
  • relatórios: número do relatório, autor, título, local de publicação, publicador e ano;
  • publicações oficiais: país ou estado, órgão, autor e título, local de publicação, publicador e ano.

2. Para fazer o pedido através da Biblioteca, preencha o formulário (colocar link para formulários) fornecendo as informações solicitadas nos campos;

3. Pagar antecipadamente na biblioteca.

4. Você pode fazer o pedido diretamente ao COMUT/BIREME, clicando aqui.

Quanto custa este serviço?

Para o fornecimento de cópias de documentos localizados no país, sejam eles remetidos por correio tradicional ou por e-mail, o custo é de R$ 2,40 para cada conjunto de 5 páginas pelo COMUT e de R$ 8,00 para cada conjuntos de 8 páginas pela BIREME.

Qual o prazo de entrega do material ao usuário?

O prazo de entrega varia de acordo com a forma de solicitação/envio podendo ocorrer de 2 a 20 dias.

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Empréstimo entre bibliotecas

O que é o Empréstimo entre Bibliotecas?

É o serviço de obtenção e fornecimento de publicações entre bibliotecas que não dispõem de determinados materiais bibliográficos em seu acervo. O empréstimo entre bibliotecas é restrito aos livros, excluindo-se periódicos, consulta local e referência.

Como realizar o empréstimo entre bibliotecas?

Realizar a pesquisa da obra deseja na biblioteca externa e anotar os dados bibliográficos e da instituição onde ela está disponível. Estas informações deverão ser entregues ao bibliotecário de sua unidade que preencherá o formulário para o empréstimo.

Atenção: Para usufruir desse serviço o usuário deverá ser cadastrado e não ter pendências (multa ou afastamento) na Biblioteca.
O usuário poderá solicitar, no máximo, 3 obras por empréstimo.

Manual de Normalização Técnica Formulário de envio de trabalhos acadêmicos para a Biblioteca Termo de autorização para publicação eletrônicoa. Formulário de envio de trabalhos acadêmicos para a Biblioteca

Perguntas frequentes

  • Como fazer renovação do empréstimo de materiais da Biblioteca?
    Essa renovação poderá ser realizada nos terminais de consulta, balcão de atendimento da biblioteca (com o livro e com a carteira estudantil em mãos) ou pela Internet pelo site: www.novo.newtonpaiva.br.
  • Como posso me inscrever na Biblioteca?
    Todos os professores, funcionários e os alunos matriculados estão automaticamente cadastrados no sistema da biblioteca.
  • Como fazer reserva de um livro?
    Para obras que não estiverem disponíveis, poderá ser realizada por meio dos terminais de consulta das bibliotecas e pela internet. A reserva é nominal e obedecerá a uma ordem cronológica de pedidos, ficando disponível para o primeiro da lista por 24 horas, e posteriormente sendo liberada para o próximo da lista, e assim sucessivamente. É responsabilidade do usuário acompanhar o andamento de suas reservas.
  • Como posso fazer empréstimo de publicações em outras bibliotecas?
    Se você é aluno, professor ou funcionário da Newton poderá solicitar o serviço de Empréstimo entre bibliotecas. Informe-se com o bibliotecário.
  • Como serei avisado do vencimento do prazo do empréstimo?
    O Sistema Pergamum envia automaticamente aos usuários com e-mail cadastrado, aviso de vencimento do prazo de empréstimo. O não recebimento desse aviso, não isenta os usuários das penalidades pelo atraso. Verifique sempre os prazos de vencimento das obras em seu poder, através do Catálogo online no campo Acesso Usuário pelo site: www.novo.newtonpaiva.br.
  • É permitida a entrada com bolsa na Biblioteca?
    Não. Bolsas, pastas e sacolas deverão ser deixadas no guarda-volumes, o empréstimo de chave será mediante apresentação da carteirinha de estudante ou documento oficial com foto entrada da Biblioteca.
  • Ex-aluno pode fazer empréstimo?
    Mediante o cadastro de Ex-New nas Bibliotecas. Para se cadastrar basta apresentar comprovante de residência atualizado e pagamento de taxa semestral de R$50,00.
  • Há penalidade pela não devolução da chave do guarda-volumes?
    Sim. A não devolução da chave implica multa por atraso na devolução da chave. A perda da chave implica em pagamento da segunda via da chave do guarda-volumes (valor cobrado pelo chaveiro) e o conserto de fechadura (valor cobrado pelo chaveiro).
  • Há penalidade pela não devolução de uma obra no prazo?
    Sim. Caso a devolução não seja efetuada em data ou horário estabelecido, o usuário pagará, para cada obra, multa por dia de atraso, inclusive sábados, domingos e feriados. Os valores cobrados estão afixados em local visível nas bibliotecas.
  • No caso de perda ou dano do material emprestado como fazer?
    Comunique a Biblioteca até a data do vencimento do prazo do empréstimo para que não ocorra a multa. O usuário ficará obrigado a repor em até quinze dias a obra pela edição mais recente no caso de livro ou material especial e a repor o próprio número, no caso de fascículo de periódico. Avisamos que enquanto não houver reposição da obra o usuário fica impossibilitado de realizar novo empréstimo.
  • O que é necessário para realizar o empréstimo?
    O empréstimo só será realizado mediante a apresentação da carteira estudantil da Newton ou de um documento oficial com foto.
  • O que pode ser emprestado, quantidade e qual o prazo de empréstimo?
    O limite de volumes emprestados e os prazos de devolução variam de acordo com a categoria do usuário e do tipo de material. Alunos de graduação: 5 materiais por até 7 dias. Alunos de EAD: 5 materiais por até 15 dias. Alunos Pós- Graduação: 5 materiais por até 15 dias. Alunos PEP: 5 materiais por até 7 dias. Professores: 5 materiais por até 15 dias. Funcionários: 5 materiais por até 7 dias. Ex-Alunos: 3 materiais por até 7 dias. Materiais de consulta local, referências, periódicos e normas, o prazo de empréstimo é por 3 horas, podendo ser renovados.
  • Tenho que pagar a multa se não receber o e-mail de aviso da devolução?
    Sim. O e-mail é um lembrete da data de devolução do material. O usuário não está isento do pagamento da multa em caso de não recebimento da mensagem, independente do motivo.
  • Posso fazer a devolução de um livro em um campus diferente daquele no qual eu fiz a locação?
    Sim, a devolução pode ser feita em qualquer unidade da Newton Paiva. Somente os empréstimos que são pessoais e intransferíveis.

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