CPA - Comissão Própria de Avaliação

APRESENTAÇÃO DA CPA

O Centro Universitário Newton Paiva entende que o melhor medidor do seu compromisso social é a qualidade com que desenvolve e presta seus serviços educacionais. Uma qualidade que diz respeito ao desempenho da tríplice função da academia: ensino, pesquisa e extensão.

Em função desse compromisso, o Centro Universitário deu início ao seu processo de autoavaliação institucional, seguindo os parâmetros do Programa de Avaliação das Universidades Brasileiras – PAIUB em novembro de 1998, com a implementação da Comissão Permanente de Avaliação Institucional – COMPAI. Atualmente, o órgão que desenvolve a autoavaliação institucional é a Coordenadoria de Avaliação Institucional, em parceria com a Comissão Própria de Avaliação - CPA.

A CPA é responsável pela autoavaliação Institucional na Newton e tem como funções principais aprovar as políticas e as diretrizes para a autoavaliação da Instituição, sistematizar e coordenar os processos de avaliação interna e, sobretudo, prestar informações solicitadas pelo MEC/Inep e CONAES. Faz isso a partir das diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação Institucional – SINAES, instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

A partir do SINAES, o Centro Universitário Newton Paiva se propôs a uma nova reflexão sobre o processo de avaliação institucional. Esse Sistema está ancorado numa concepção de avaliação mais comprometida com a realidade educacional e, consequentemente, com a melhoria da qualidade e da relevância das atividades acadêmicas desenvolvidas pelas IES.

Desta forma e, em conformidade com suas atribuições, a CPA promove três tipos de avaliação que são direcionadas à comunidade acadêmica, a saber: Avaliação Institucional, Avaliação dos Cursos e Avaliação Acadêmica, envolvendo os segmentos discente, docente e técnicos administrativos.

 

Serviços Online

fechar