Notícias

Voltar

Notícias

03/04/2008

Fique atento à entrega da Declaração do Imposto de Renda

A Receita Federal apresentou novas regras para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em 2008. O prazo para entrega termina no dia 30 de abril. Este ano, o número de exigências ao contribuinte aumentou, e a partir de agora, ele deve informar à Receita o CPF de todos os dependentes maiores de 18 anos e o número do recibo da declaração de 2007 — disponível no site da Receita.

Para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 15.764,28 — salário e aposentadoria — a declaração é obrigatória. Ela pode ser entregue em disquete, pela internet ou pelo formulário disponível nas agências dos Correios e nas unidades da Receita.

O atraso na entrega gera multa mínima de R$ 165,74 ou 1% ao mês sobre o IR devido. O contribuinte que enviar a declaração com atraso receberá no ato a notificação da multa.

No Sistema acadêmico, os alunos da Newton têm acesso ao Demonstrativo Financeiro para fins de Imposto de Renda.

Confira algumas dicas importantes da Receita:

  • Guarde todos os comprovantes usados na declaração por pelo menos cinco anos, pois pode haver a necessidade de comprovação;
  • Opte pelo suporte de um contador para preencher sua declaração. Procure um profissional e permita que ele valide suas observações e valores apontados, o custo/benefício vale à pena;
  • Se optar pelo disquete, faça uma cópia de segurança e mantenha-a em local seguro;
  • Se optar pelo formulário, opte por preenchê-lo a máquina ou letra de forma, evitando problemas de interpretação;
  • Se optar pela Internet, não deixe para transmitir a declaração nos últimos dias ou nas últimas horas. O congestionamento da rede pode atrapalhar o envio.

Saiba mais no site da Receita Federal.