Cometer erros no trabalho não é o fim do mundo

11 de Fevereiro de 2019, 13h03

Cometer erros no trabalho n%c3%a3o %c3%a9 o fim do mundo

Quem nunca sentiu aquele frio na barriga após cometer uma falha no trabalho? A primeira sensação é o medo, seja de uma repreensão do gestor ou até de uma demissão. Afinal, a cultura empresarial com a qual a maioria das pessoas está acostumada é realmente punitiva. Porém, a head coach Patrícia Lisboa crava que essa realidade já está mudando.

“Vivemos uma transição do velho para o novo mundo, saindo do pensamento linear para um modo de pensar segmentando, onde cada um cuida da sua tarefa dentro de um todo. Tudo isso fomentado pela era digital, conectada”, ressalta. As startups, por exemplo, são modelos de negócio que primam pela execução rápida dos serviços prestados e, por isso mesmo, acreditam que tanto o erro quanto sua correção também devem ser tratados com agilidade. Isso, segundo a profissional, contribui para a consolidação de um cenário em que errar não é mais o fim do mundo: “Testar e validar o erro é mais fácil nesse contexto”, afirma.

Accountability

Esse novo termo do mundo empresarial joga luz na discussão sobre as falhas de profissionais durante o trabalho. Accountability é quando uma empresa trabalha de forma responsável e com atitude proativa. As pessoas que adotam esse conceito em sua rotina de trabalho são aquelas que tomam responsabilidade por seus atos. E isso reflete até na forma como são vistas pelo mercado empregador: são profissionais com perfil de liderança.

“No contexto da accountability, tudo mundo tem responsabilidade pelo que faz ou produz. Ou seja, eu sou responsável pela comunidade em que vivo, pelo meu trabalho, entre outras coisas”, explica Patrícia. Auto responsabilizar-se, inclusive, é uma postura defendida pela coach a ser adotada por aqueles que cometeram uma falha profissional. “É preciso ter coragem de assumir o erro. A vitimização não é o caminho, mas sim voltar seu foco para a solução do problema”, completa.

E você, como lida com seus erros no trabalho? Conte para nós pelo e-mail blog@newtonpaiva.br

 

 

Receba novidades sobre Carreiras

Serviços Online

fechar